sábado, 8 de fevereiro de 2014

Malandragem brasileira!


a capoeira na  malandragem brasileira
Análise da música
A capoeira, hoje conhecida como esporte e expressão artística, já foi censurada, em virtude de sua origem africana, Angola, que era entendida como uma atividade desvalorizada, por está vinculada à cultura negra, e por isso se agregou a ideia de vagabundagem a essa prática. 
Compreende-se o surgimento da capoeira regional  como uma forma de "embranquecimento" da capoeira tradicional, por entender as modificações que ocorreram no decorrer de sua prática como esporte e arte, que vai se expandir para outros grupos sociais. (Alejandro Frigerio.Capoeira: de arte negra à esporte branco).
Essa mistura cultural, de luta e dança, foi apresentada por Gilberto Freyre, em sua obra "Casa Grande e Senzala" como um aspecto pluricultural do povo brasileiro que se manifestava através da transversalidade das culturas. Isso contribuiu para que, a cultura negra fosse vista por outra ótica, passando a  fazer parte da identidade do povo brasileiro.
Conclui-se que, a malandragem brasileira foi  também constituída com a capoeira, por se tratar de uma estratégia  de defesa contra os senhores de engenho, mas, que era uma atividade desenvolvida de forma disciplinada e articulada  na cultura negra também para expressar sua jinga e simpatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário